segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Programa vai discutir drogas nas escolas

Cap Agra é o Coordenador do Programa Segurança Educacional
Projeto da Polícia Militar pretende diminuir a violência e prevenir que crianças e adolescentes façam uso de drogas
 em Juazeiro do Norte. O Programa Segurança Educacional, que atua na prevenção e combate às drogas, com a conscientização de crianças e jovens, foi lançado na manhã de ontem, neste Município, pela Polícia Militar. O trabalho integra polícia e estudantes e foi iniciado por meio da parceria com a Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, com quase três mil alunos. Agentes do Comando do 2º Batalhão de Polícia Militar, da 5ª Companhia de Juazeiro, vão diretamente às escolas e também levam informações por meio de palestras aos estudantes. A iniciativa contou com um auditório repleto de alunos e vários policiais, que se revezam nos momentos de integração.

O capitão da PM, Waldenor Grangeiro Agra Filho, coordenador do Programa, em Juazeiro, diz que esta é uma proposta que une força, com segurança e educação, para que estes dois fatores possam funcionar plenamente. "Sem educação de qualidade não teremos a segurança pública que almejamos para a cidade", ressalta.

Ele destaca, ainda, a importância da presença da polícia dentro do ambiente educacional, em um contato direto com a realidade. Waldenor Grangeiro cita o exemplo de uma criança de 10 anos que foi apreendida, semana passada, em Juazeiro, por uso de crack, uma das drogas que tem preocupado por estar atingindo a faixa etária de crianças e adolescentes. "Se ele tivesse essa oportunidade de esclarecimento e acompanhamento não havia se envolvido com a droga", destaca.

O coordenador afirma que a intenção do coronel Gomes Filho, comandante do 2ª BPM, é propagar esse trabalho para outras cidades do Cariri. Por enquanto, vem sendo iniciado por meio de projeto piloto, na cidade juazeirense.

O programa "Segurança Educacional" é um trabalho mais próximo dos estudantes e professores, conforme o coordenador, já que os policiais convivem com os alunos no intervalo das aulas e até almoçam nas escolas. "Queremos fazer com que o policial se sinta parte da escola e o professor parte da polícia", acrescenta o coronel.

A diretora da unidade de ensino, Rosa Maria Machado, afirma que há três dias cerca de 700 alunos, de 18 turmas da escola, estão recebendo orientações. Ela enfoca que a presença da polícia diz respeito a segurança, prevenção e combate ao uso das drogas. Os agentes, segundo a diretora, têm visitado as escolas e conversado com os alunos, no horário de entrada e saída e, hoje, a continuidade está sendo feita a respeito da questão do uso das drogas. "Por serem jovens, muitas vezes esse público acaba se tornando vulnerável a esse tipo de ação, mas a gente sabe que fazendo esse trabalho consegue que o aluno possa dizer não", diz a diretora. Rosa Maria acrescenta que esse trabalho proporciona um auxílio importante para as famílias e cita casos de alunos que fazem uso de drogas ou tem casos dentro de suas casas.

Combate

A apreensão de drogas pela polícia, junto com o trabalho de conscientização, tem se intensificado em Juazeiro do Norte, de acordo com o coronel Gomes Filho. Conforme o coordenador do programa, o aumento do número de usuários, principalmente do crack, faz com que o Município tenha um verdadeiro "exército de zumbis". "O traficante está vendo que quanto mais novo, mais fácil de enganar. A criança, na maior inocência, experimenta e se vicia", diz ele, ao acrescentar que o trabalho tem a finalidade de salvar esse público vulnerável, antes de entrar no caminho das drogas.

Programa

Para as escolas solicitarem a presença do Programa Segurança Educacional, segundo o coordenador, é só ligar o 190. A escola deve escolher a temática que a unidade quer debater, como prevenção às drogas, direito penal, fundamentos do direito constitucional e patriotismo.

MAIS INFORMAÇÕES

Quartel do 2º Batalhão da Polícia Militar
Juazeiro do Norte (CE)
(88) 3571.2058
(fonte Diário do Nordeste)

Operação Integração em Ação

Canção do Proerd

Reinauguração da Capela com Missa Natalina

Polícia reforça combate às drogas nas escolas

Abordagem CANIL PMCE

Operação prende dupla de assaltantes

Maj Sobreira Comandante da 3ª Cia / 2º BPM fala sobre as ações realizadas

Maj Hermann Comandante da 5ª Cia / 2º BPM realiza balanço das ações

Maj Victor Orientador da Ciops de Juazeiro fala sobre trotes

Comandante do Ronda faz balanço das ações após um ano de implantação do programa em Juazeiro

Abordagem do Grupamento RAIO

Forças Especiais do Brasil