quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cid inaugura Academia de Segurança Pública nesta quarta-feira (18)

O governador Cid Gomes inaugura nesta quarta-feira (18), às 19 horas, a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). O novo equipamento tem o objetivo de formação integral de todos os agentes da segurança pública: policiais civis e militares, bombeiros e peritos forenses, em um único prédio. A Aesp é a mais moderna academia de segurança do Brasil. A nova estrutura permitirá que os alunos se dediquem integralmente aos estudos e ao treinamento durante seu período de formação ou de aperfeiçoamento. O projeto de implantação da Academia conta com investimento de R$ 22 milhões, incluindo terreno, obras e aparelhamento. O prédio conta com cinco pavimentos, três auditórios, duas piscinas, quadra poliesportiva coberta, dois estandes de tiro, sendo para tiro de longa distância (sniper), refeitório, academia de ginástica, biblioteca, salas de aulas, laboratórios de ciência e um campo de futebol com pista de atletismo, distribuídos em 60 mil metros quadrados de área.
Cursos já ofertados
A Academia já vem capacitando os agentes de segurança. Em 2010, foram formados 1.152 homens entre praças e oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além de homens da Polícia Civil. Recentemente a Aesp deu início ao curso de Formação de Operadores da Clava Química e Pistola Taser - M 26, no qual estão sendo capacitados 300 policiais para utilização de armas não letais.
Lei de Criação da Aesp
A academia foi criada oficialmente pela Lei 14.629, de 26 de fevereiro de 2010, publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 11 de março. A ideia é integrá-la ao sistema de Segurança Pública estadual. O novo órgão, vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), abrigará a formação de policiais civis, militares, bombeiros e peritos. (site do Governo do Ceará)

terça-feira, 17 de maio de 2011

Presos em Brejo Santo três fugitivos da Bahia; fuga começou após assassinato de policial

Foram transferidos para a Bahia, na noite desta segunda-feira (16), três homens que haviam sido presos em Brejo Santo, no Cariri, a 510 quilômetros de Fortaleza. De acordo com a Polícia Militar, os três vinham empreendendo fuga deste o último domingo (15), após o assassinato de um policial militar em Juazeiro da Bahia.

A prisão havia sido feita na BR-116, em uma barreira montada por policiais da 3ª Companhia do 2º Batalhão da Polícia Militar. De acordo com a unidade, os três foram abordados e, imediatamente, um saco com 20 cartuchos de bala foi encontrado. A busca encontrou ainda dois revólveres de calibre 38. Dois irmãos, acusados do homicídio, e um terceiro homem, com passagem por crime de estelionato, acabaram preso.
De acordo com a Delegacia Regional de Brejo Santo, policiais civis da Bahia compareceram a Brejo Santo nesta segunda-feira para buscar os presos e recambiá-los à Bahia.
O assassinato aconteceu em Juazeiro da Bahia, a 502 quilômetros da capital Salvador, na divisa com Pernambuco. Foi morto um policial militar pernambucano, em um bar, durante uma confusão. O policial Abílio Santos de Carvalho teve uma discussão com outro homem, Marcos de Jesus. Ambos estavam armados e Marcos de Jesus acabou sendo morto, mas seus irmãos teriam reagido e matado o policial a tiros.
Os irmãos Carlos Braz Batista, 38, e Cleber Pereira Braz, 24, foram presos em Brejo Santo. De acordo com a PM, Carlos é acusado de matar o PM na Bahia e Cleber tem passagem por homicídio. Já Eliscleudo Lucena da Silva, responde a crimes de estelionato. Todos são paraibanos.
"Eles vinham fugindo e foram abordados. Naquele momento, um dos celulares deles tocou e um policiais, passando-se por um dos abordados, começou a conversar. Era um dos familiares perguntando se já tinham despitado a polícia", detalhou ao Diário do Nordeste Online o comandante do 2º Batalhão da PM, tenente-coronel Francisco de Assis Paiva.
De acordo ainda com Paiva, os presos também foram autuados por porte ilegal de arma em Brejo Santo. (fonte Diário do Nordeste)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

JOVEM É PRESO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO E CRIME AMBIENTAL

Por volta das 17h00, do dia 15/05 chegou ao conhecimento da CIOPS que um indivíduo conhecido como “CICINHO” havia invadido a residência de CÍCERA DA SILVA PEREIRA, nesta urbe e efetuado quatro disparos de arma de fogo, fugindo em seguida em uma moto preta. Foram acionadas a equipe FTA Moto 03, e Vtr RONDA 1221, os quais diligenciaram com base nas informações prestadas pela vítima e localizaram o acusado na rua Mascarenhas de Morais, Juvêncio Santana, nesta cidade. O acusado, identificado como CÍCERO CLAUDIANO NUNES BARBOSA, 19 anos, deixou sua moto Honda CG 150 Spoprt de placa HXA-5511, na casa em que foi encontrado e pulou o muro dos fundos, sendo perseguido e preso na esquina das ruas Padre Medeiros e Ministro Colombo de Sousa, no mesmo bairro. Foi conduzido à sua residência onde foram encontradas várias gaiolas com pássaros da fauna silvestre, os quais foram apreendidos pela composição da Vtr CPA 5002. O possuidor dos pássaros foi preso e negou a autoria dos disparos apesar da vítima reconhecê-lo como tal. Na sua casa não foi encontrada arma de fogo. Foi conduzido à 20ª DRPC com os pássaros e os projéteis que estavam incrustados na parede da vítima e a moto utilizada no crime. A autoridade policial encaminhou o acusado para o IML afim de ser submetido a exame pericial para comprovar ou negar o uso recente de arma de fogo. Posteriormente, segundo a vítima, o alvo dos disparos era o seu cunhado, que ela conhece apenas pela alcunha de “ALEMÂO”, o qual fugiu no momento da invasão da residência. A autoridade policial determinou a seus agentes que diligenciassem à procura do “ALEMÃO”, afim de registrar inquérito policial por tentativa de homicídio.

POLÍCIA EFETUA GERAL EM BAR E APREENDE DROGA E MOTOS

Por volta das 04h35min, do dia 15/05 por intermédio de blitz saturação, realizada no bar da Cajarana, localizado na Rua Joaquim Cruz, s/n, bairro Pedrinhas, a CP 2541 FTA, com apoio da RD 1225 e RD 1226, efetuaram a prisão de CARLOS ALEXANDRE DOS SANTOS, 27 anos, o qual portava dois papelotes de cocaína, totalizando duas gramas e mais um punhal e R$ 243,00, em espécie, além de apreenderem as motocicletas:
Honda CG 150 Titan, de cor azul, ano 2008 e placa NKU 3742

Yamaha YBR 125K, ano 2005, de cor preta, de placa HYJ 2619

Honda CG 125 Titan KS, ano 2003, de cor vermelha, de placa HWY 0842

todas elas com o lacre violado e sem a documentação de uso obrigatório. O indivíduo infrator fora conduzido e apresentado na 20ª DRPC, onde fora lavrado um TCO já as motocicletas foram conduzidas ao Demutran, onde foram apresentadas mediante recibo.

POLÍCIA PRENDE MÁQUINA CAÇA NÍQUEL EM JUAZEIRO

Por volta das 22h, do dia 14/05 na Rua do Limoeiro, bairro Franciscanos, nesta urbe, após denuncia de máquinas caça níqueis, a CP 2531, comandada pelo Sgt. Alves compareceu ao local, onde localizou em pleno funcionamento duas máquinas objetos da denuncia. O proprietário, identificado como JURACY GONÇALVES MOREIRA, 54 anos, fora conduzido e apresentado na 20ª DRPC, onde foi lavrado termo circunstanciado em seu desfavor por exploração de jogo de azar.

DUPLA DE TRAFICANTES É PRESA COM 16 PEDRAS DE CRACK

Por volta das 20h30min, do dia 14/05 no bairro Santa Teresa, nesta urbe, por ocasião da blitz saturação a CP 2541 FTA com apoio do FTA Moto 01, durante abordagem, prenderam: ALLYNE GOMES FURTUOSO, 23 anos, e FRANCISCO WILIAN DA SILVA AMORIM, 21 anos, os quais portavam 16 pedras de crack, totalizando 2.7 gramas. Os indivíduos foram conduzidos e apresentados na 20ª DRPC e autuados em flagrante pelo crime de tráfico de entorpecente Art. 12 da Lei 6368.

HOMICIDA É PRESO COM CNH FALSA

Por volta das 14h30, do dia 14/05 a composição da CP 2531, sob o comando do Sgt Edson abordou na avenida do Agricultor, ao lado do Palácio da Micro e Pequena Empresa, interceptou o veículo chevette, ano 1981, de cor vermelha e placa HVK-6835, na ocasião conduzido por FRANCISCO MERTILÂNEO DA SILVA FERREIRA,19 anos. Na abordagem o condutor apresentou uma carteira de habilitação falsa. Foi imediatamente preso por uso de documento falso. Averiguação mais cuidadosa da sua vida pregressa encontrou em seu desfavor um inquérito policial por prática de homicídio. O preso foi conduzido à 20ª DRPC onde foi autuado com fulcro no artigo 304 do CPB.

Operação Integração em Ação

Canção do Proerd

Reinauguração da Capela com Missa Natalina

Polícia reforça combate às drogas nas escolas

Abordagem CANIL PMCE

Operação prende dupla de assaltantes

Maj Sobreira Comandante da 3ª Cia / 2º BPM fala sobre as ações realizadas

Maj Hermann Comandante da 5ª Cia / 2º BPM realiza balanço das ações

Maj Victor Orientador da Ciops de Juazeiro fala sobre trotes

Comandante do Ronda faz balanço das ações após um ano de implantação do programa em Juazeiro

Abordagem do Grupamento RAIO

Forças Especiais do Brasil