quarta-feira, 6 de abril de 2011

Apreensões de armas no Ceará crescem 36%

Conforme dados da SSPDS, foram, nada menos, que 1.117 armas recolhidas em apenas 90 dias, 702 só na RMF. O número de armas apreendidas em todo o Estado do Ceará bateu o recorde nos três primeiros meses de 2011 em comparação a igual período de 2010. Do dia 1º de janeiro a 31 de março último foram, nada menos, que 1.117 armas confiscadas pelas polícias Civil e Militar, contra 818 no ano passado, o que representa um aumento da ordem de 36,6 por cento. A maioria, estava em poder de criminosos, como assaltantes, traficantes de drogas e homicidas. Os números foram divulgados, ontem, pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, com base nos flagrantes realizados em Fortaleza, Região Metropolitana e no Interior do Estado. Somente no Interior, o crescimento das apreensões foi de 80,4 por cento, saltando de 230 armas em 2010 para 818 nos primeiros 90 dias de 2011.
Operações
Para as autoridades policiais, a constatação da elevação das apreensões de armamento e munição se deve ao incremento nas operações de abordagem nas ruas e avenidas, além das ações de ´saturação´ (ocupação) naqueles bairros e cidades que apresentam maiores índices de violência, como nas 49 comunidades que integram o Grande Bom Jardim, área periférica da Capital cearense onde o Governo Federal, junto com o governo Estadual e a Prefeitura de Fortaleza, implantou, em 2009, o programa de combate à violência ´Território da Paz´.O aumento das operações na Grande Fortaleza vem sendo acompanhado da ampliação do efetivo do grupo Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), principal unidade de combate e enfrentamento ao crime nas ruas da RMF junto com o Batalhão de Polícia de Choque.Segundo o comandante do Raio, major PM Márcio Oliveira, o efetivo está sendo aumentado ainda este mês. Mais 38 novos patrulheiros estarão nas ruas da Capital a partir do próximo dia 20, aumentando assim o efetivo dos atuais 154 PMs para 202. "Os bandidos terão que parar de roubar ou se mudar para outro lugar´, advertiu o comandante da unidade de elite da PM. O curso de preparação para os novos homens do Raio termina no dia 19 próximo. Já no dia seguinte eles estarão a serviço da população.(fonte Diário do Nordeste)



Números



Conforme as estatísticas divulgadas pela SSPDS, das 1.117 armas apreendidas neste ano, 702 foram recolhidas na Grande Fortaleza e outras 415 nos Municípios do Interior do Estado. Todas são encaminhadas à Justiça acompanhando os flagrantes ou inquéritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Operação Integração em Ação

Canção do Proerd

Reinauguração da Capela com Missa Natalina

Polícia reforça combate às drogas nas escolas

Abordagem CANIL PMCE

Operação prende dupla de assaltantes

Maj Sobreira Comandante da 3ª Cia / 2º BPM fala sobre as ações realizadas

Maj Hermann Comandante da 5ª Cia / 2º BPM realiza balanço das ações

Maj Victor Orientador da Ciops de Juazeiro fala sobre trotes

Comandante do Ronda faz balanço das ações após um ano de implantação do programa em Juazeiro

Abordagem do Grupamento RAIO

Forças Especiais do Brasil