Conforme dados da SSPDS, foram, nada menos, que 1.117 armas recolhidas em apenas 90 dias, 702 só na RMF. O número de armas apreendidas em todo o Estado do Ceará bateu o recorde nos três primeiros meses de 2011 em comparação a igual período de 2010. Do dia 1º de janeiro a 31 de março último foram, nada menos, que 1.117 armas confiscadas pelas polícias Civil e Militar, contra 818 no ano passado, o que representa um aumento da ordem de 36,6 por cento. A maioria, estava em poder de criminosos, como assaltantes, traficantes de drogas e homicidas. Os números foram divulgados, ontem, pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, com base nos flagrantes realizados em Fortaleza, Região Metropolitana e no Interior do Estado. Somente no Interior, o crescimento das apreensões foi de 80,4 por cento, saltando de 230 armas em 2010 para 818 nos primeiros 90 dias de 2011.
Operações
Para as autoridades policiais, a constatação da elevação das apreensões de armamento e munição se deve ao incremento nas operações de abordagem nas ruas e avenidas, além das ações de ´saturação´ (ocupação) naqueles bairros e cidades que apresentam maiores índices de violência, como nas 49 comunidades que integram o Grande Bom Jardim, área periférica da Capital cearense onde o Governo Federal, junto com o governo Estadual e a Prefeitura de Fortaleza, implantou, em 2009, o programa de combate à violência ´Território da Paz´.O aumento das operações na Grande Fortaleza vem sendo acompanhado da ampliação do efetivo do grupo Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), principal unidade de combate e enfrentamento ao crime nas ruas da RMF junto com o Batalhão de Polícia de Choque.Segundo o comandante do Raio, major PM Márcio Oliveira, o efetivo está sendo aumentado ainda este mês. Mais 38 novos patrulheiros estarão nas ruas da Capital a partir do próximo dia 20, aumentando assim o efetivo dos atuais 154 PMs para 202. "Os bandidos terão que parar de roubar ou se mudar para outro lugar´, advertiu o comandante da unidade de elite da PM. O curso de preparação para os novos homens do Raio termina no dia 19 próximo. Já no dia seguinte eles estarão a serviço da população.(fonte Diário do Nordeste)
Números
Conforme as estatísticas divulgadas pela SSPDS, das 1.117 armas apreendidas neste ano, 702 foram recolhidas na Grande Fortaleza e outras 415 nos Municípios do Interior do Estado. Todas são encaminhadas à Justiça acompanhando os flagrantes ou inquéritos.
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário